22 August 2008

Get Smart - Olho Vivo

Inspirado na famosa série dos anos sessenta - que foi reposta em Portugal pelo menos na década de oitenta - "Olho Vivo" chega ao grande ecrã com uma responsabilidade em mãos já, talvez, demasiado grande à partida. Várias gerações riram com as personagens que agora regressam em formato cinematográfico - o agente Maxwell Smart e a sua falta de talento para a espionagem e a sua sedutora e esperta colega, a agente 99.
Pioneira de um certo tipo de humor e do "nonsense" em televisão, a série original de Mel Brooks e Buck Henry, revelou-se um fenómeno inédito na época. Nesta proposta do realizador Peter Segal é elogiado o trabalho do actor Steve Carrell (na pele de Maxwell Smart), o ritmo e um lado humorístico relativamente conseguido - uma comédia "digerível", embora sem o brilhantismo de outros tempos.
A realização é considerada banal, sem surpresas. O filme é pleno de referências à série, inclusive ao nível dos objectos. Imerso num elenco de luxo, com nomes como Alan Arkin, está um bónus: uma aparição do extraordinário Bill Murray (que só por si arrasta espectadores).

Smart tem como missão contrariar a última tentativa de dominação mundial, perpetrada pelo sindicato do crime conhecido como KAOS. Quando a sede da agência CONTROL é atacada e a identidade dos seus agentes comprometida, o Chefe não tem outra escolha a não ser promover Smart, que sempre sonhou trabalhar com o famoso agente 23. O homem "promovido" vai ser parceiro do único agente cuja identidade não foi comprometida: a encantadora mas letal veterana agente 99.Cada vez mais próximos da KAOS, Smart e 99 descobrem que o colaborador Siegfried e o seu assistente Shtarker estão a planear ganhar dinheiro com a sua rede de terror. Com a sua pouca experiência de campo, Smart - armado apenas com alguns "gadgets" e o seu entusiasmo desenfreado - terá de conseguir derrotar a KAOS se quiser salvar o dia.

Nota: 3/5
.

1 comment:

Chihiro said...

Divertido, mas aquém das expectativas! Se querem que a noite seja 100% fixe vai ser preciso juntar pipocas e boa companhia ;)